Destaques Notícias

Duas novas Leis que vão impulsionar o ensino de inglês e espanhol nas escolas municipais de Foz do Iguaçu

LEI Nº 5.215, DE 14 DE MARÇO DE 2023 – Dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação dos componentes curriculares de Inglês e Espanhol nas escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu.

LEI Nº 5.223, DE 20 DE MARÇO DE 2023 – Dispõe sobre a Educação Plurilíngue/Trilíngue no sistema municipal de ensino de Foz do Iguaçu.

As duas proposições do vereador Adnan El Sayed (PSD) se tornam lei. A primeira trata da obrigatoriedade do ensino do inglês e espanhol em toda a rede municipal de ensino do Fundamental I e foi sancionada pelo prefeito na semana passada em um ato simbólico que contou com a presença, além do prefeito Chico Brasileiro, da secretária de educação Maria Justina, do vereador Adnan, da professora de línguas da Unila Jorgelina e com o reitor da Unila professor Gleisson.

O vereador e autor do projeto que agora se transforma em Lei, Adnan El Sayed, lembrou que o resultado é uma construção coletiva, envolvendo as instituições de ensino e a gestão municipal, em especial a Secretaria de Educação. “Com esse processo coletivo e com a institucionalização da Lei, o projeto será mantido no futuro. Qualquer prefeito deverá manter o ensino do inglês e do espanhol”, pontuou.

A segunda lei foi promulgada pela Câmara de Foz do Iguaçu pelo presidente João Morales e trata da criação de uma modalidade com metodologia diferente que permite o ensino de Inglês e Espanhol diariamente ao ponto dos alunos usarem com fluência em seu dia a dia escolar. Esta lei ainda permite um modelo Plurilíngue, ou seja, a possibilidade de alguma escola de referência que seja Trilíngue acrescentar outro idioma. Em uma cidade que pretende ser cosmopolita e que abriga em sua maioria descendentes de migrantes, poderá ter no futuro uma escola em que se ensina também o guaraní, outra que se ensine também o mandarin, outra o árabe e assim por diante. Esta lei não cria a obrigatoriedade de se instaurar uma escola Trilíngue ou Plurilíngue, mas dá as diretrizes para que possa ser criada em qualquer momento da decisão da gestão municipal caso haja a intenção política e as condições para tal. Diferentemente da primeira lei que torna obrigatório o ensino de inglês e espanhol em toda a rede de ensino municipal.

Vereador Adnan destacou a importância de uma cidade, no mínimo, trilíngue e disse continuar atuando no tema para a educação plurilíngue no município, como forma de também celebrar a diversidade étnica e cultural de Foz do Iguaçu, aumentar a integração e ampliar as oportunidades e o desenvolvimento através do conhecimento.

 

Assessoria de Imprensa – Mandato Adnan

Você também pode gostar

Destaques Notícias

Prefeito sanciona lei que obriga denunciarem sobre maus-tratos contra animais

Como forma de incentivar a denúncia de ocorrências que envolvam maus-tratos contra os animais, o prefeito de Foz do Iguaçu,
Destaques Notícias

Feriado na fronteira

Comerciantes de Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero, cidades paraguaias na fronteira com o Brasil, estão